Colégio / Orientação Educacional

O Colégio Cônsul Carlos Renaux conta com o serviço da Orientação Educacional desde o ano de 2017. Tem como objetivo assistir o estudante, individualmente ou em grupo, visando proporcionar condições para o desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade e à formação de sua cidadania, tendo como pressupostos o respeito à pluralidade, à liberdade de expressão, à democracia da participação e à valorização do estudante como um ser integral.

Assim sendo, o Orientador Educacional está comprometido com a formação da cidadania dos estudantes. Possui caráter mediador junto aos professores e equipe pedagógica, atuando com todos os protagonistas da escola numa busca de uma ação mais efetiva e de uma educação de qualidade.

Os profissionais que atuam na Orientação Educacional são os professores Marcelo Coelho Dias e Cristiane Sbardelati.

Saiba um pouco mais dos projetos desenvolvidos pela Orientação Educacional:

Projeto: Conviva Bem

Objetivo: compreender, refletir e interiorizar atitudes, valores, normas e comportamentos para uma boa convivência no ambiente escolar.

A convivência compreende o cuidado consigo mesmo, com o próximo e com o meio ambiente.

O Projeto Conviva Bem trabalha com atividades em sala de aula com as turmas através de dinâmicas, exposição do tema e/ou vídeos curtos.

As atividades são desenvolvidas com todos os segmentos de ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Projeto: Bullying

Objetivo: compreender e refletir atitudes e comportamentos que geram bullying.

O Projeto Bullying desenvolve atividades em sala de aula através de vídeos, exposição do tema e/ou dinâmicas. Em parceira com os professores, realiza um trabalho visual e/ou escrito tratando de boas ações para combater o bullying. Também orienta pais e professores através de reuniões, pequenos textos informativos via agenda escolar e publicações na rede social do Colégio.

Projeto: Orientação Profissional

Objetivo: Estimular o estudante para uma escolha profissional adequada por meio do autoconhecimento, do domínio de informações educacionais e ocupacionais necessários ao processo decisório.

O Projeto Orientação Profissional realiza atividades em sala de aula através de dinâmicas e reflexões. Também acontece uma semana intitulada de Semana da Orientação Profissional destinada para palestras, oficinas e apresentação de trabalhos sobre o mundo trabalhista e as profissões. Além disso, é organizada visitação às universidades da região: UFSC, UDESC e participação dos eventos OPA, UP e Interação (Univali, Unifebe e Furb respectivamente). Ainda é oferecido o Teste de Orientação Profissional, aplicado pela Psicóloga Educacional Larissa Dirschnabel aos alunos da segunda série do ensino médio.

As atividades são desenvolvidas com os seguintes segmentos de ensino: Ensino Fundamental II (9º ano) e Ensino Médio.

Projeto: Estudo em Ação

Objetivo: auxiliar estudantes por meio de estratégias e técnicas de estudo visando contribuir para um bom desempenho e aprendizado escolar.

O Projeto Estudo em Ação se dá por meio de estratégias, procedimentos e atitudes de como estudar, elaboração de planos de estudos individuais, orientação de rotina de estudos individuais e/ou em grupos e orientação aos pais.

Projeto: Encontro de Aconselhamento

Objetivo: propiciar um espaço de escuta e de momentos de reflexão entre o grupo sobre temas que abrangem a Orientação Educacional aliados a aconselhamentos cristãos.

O Projeto Encontro de Aconselhamento ocorre em parceria com o Professor Nathan Krieger, coordenador dos Projetos Sociais, e conta com a participação e adesão dos estudantes por interesse. Os encontros consistem em rodas de conversa, de reflexões, de dinâmicas acerca de temas afins da orientação.

Os segmentos atendidos são os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Projeto: Formação de Líderes e Vice e Professores Conselheiros

Objetivo: compreender melhor o seu papel para atuar de forma mais ativa, ética e relevante no ambiente escolar.

O Projeto Formação de líderes e vice e professores conselheiros consiste de dois momentos de capacitação com palestras, dinâmicas em grupo e orientações.

A capacitação é realizada com os professores conselheiros, líderes e vice-líderes escolhidos por suas respectivas turmas e com participantes do Grêmio Estudantil.

Os segmentos atendidos são o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Semana da Orientação Educacional

Objetivo: proporcionar ao público informação e conhecimento relacionados aos temas que abrangem a Orientação Educacional. Pretende-se ainda fazer uma reflexão sobre tais temas a partir de debates, rodas de conversa e outras atividades interativas.

A Semana da Orientação Educacional é realizada por meio de palestras, rodas de conversa, debates e outras atividades interativas.

O público alvo é composto de estudantes de todos os segmentos, professores e pais.