Colégio / Orientação Educacional

O Colégio Cônsul Carlos Renaux conta com o serviço da Orientação Educacional desde o ano de 2017. Seu objetivo é assistir o estudante, individualmente ou em grupo, visando proporcionar condições para o desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade e à formação de sua cidadania, tendo como pressupostos o respeito à pluralidade, à liberdade de expressão, à democracia da participação e à valorização do estudante como um ser integral.

Assim, o Orientador Educacional está comprometido com a formação da cidadania dos estudantes. Possui caráter mediador junto aos professores e equipe pedagógica, atuando com todos os protagonistas da escola numa busca de uma ação mais efetiva e de uma educação de qualidade. Os profissionais que atuam na Orientação Educacional são os professores Cristiane Sbardelati e Marcelo Coelho Dias.

Saiba um pouco mais dos projetos desenvolvidos pela Orientação Educacional:

 

Projeto: Conviva Bem

Objetivo: compreender, refletir e interiorizar atitudes, valores, normas e comportamentos para uma boa convivência no ambiente escolar. 

A convivência compreende o cuidado consigo mesmo, com o próximo e com o meio ambiente. 

O Projeto Conviva Bem trabalha com atividades em sala de aula com as turmas através de dinâmicas, exposição do tema e/ou vídeos curtos. 

As atividades são desenvolvidas com todos os segmentos de ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 

 

Projeto: Bullying

Objetivo: compreender e refletir atitudes e comportamentos que geram bullying. 

O Projeto Bullying desenvolve atividades em sala de aula através de vídeos, exposição do tema e/ou dinâmicas. Em parceira com os professores, realiza um trabalho visual e/ou escrito tratando de boas ações para combater o bullying. Também orienta pais e professores através de reuniões, pequenos textos informativos via agenda escolar e publicações na rede social do Colégio. 

As atividades são desenvolvidas com todos os segmentos de ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 

 

Projeto: Orientação Profissional

Objetivo: Estimular o estudante para uma escolha profissional adequada por meio do autoconhecimento, do domínio de informações educacionais e ocupacionais necessários ao processo decisório.

O Projeto Orientação Profissional realiza atividades em sala de aula através de dinâmicas e reflexões. Também acontece uma semana intitulada de Semana da Orientação Profissional destinada para palestras, oficinas e apresentação de trabalhos sobre o mundo trabalhista e as profissões. Além disso, é organizada visitação às universidades da região: UFSC, UDESC e participação dos eventos OPA, UP e Interação (Univali, Unifebe e Furb respectivamente). Ainda é oferecido o Teste de Orientação Profissional, aplicado pela Psicóloga Educacional Larissa Dirschnabel aos alunos da segunda série do Ensino Médio. 

As atividades são desenvolvidas com os seguintes segmentos de ensino: Ensino Fundamental II (9º ano) e Ensino Médio. 

 

Projeto: Estudo em Ação

Objetivo: auxiliar estudantes por meio de estratégias e técnicas de estudo visando contribuir para um bom desempenho e aprendizado escolar.

O Projeto Estudo em Ação se dá por meio de estratégias, procedimentos e atitudes de como estudar, elaboração de planos de estudos individuais, orientação de rotina de estudos individuais e/ou em grupos e orientação aos pais.  

As atividades são desenvolvidas com todos os segmentos de ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 

 

Projeto: Formação de Líderes e Vice e Professores Conselheiros

Objetivo: compreender melhor o seu papel para atuar de forma mais ativa, ética e relevante no ambiente escolar.

O Projeto Formação de líderes e vice e professores conselheiros consiste de dois momentos de capacitação com palestras, dinâmicas em grupo e orientações.

A capacitação é realizada com os professores conselheiros, líderes e vice-líderes escolhidos por suas respectivas turmas e com participantes do Grêmio Estudantil.

Os segmentos atendidos são o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

 

Semana da Orientação Educacional

Objetivo: proporcionar ao público informação e conhecimento relacionados aos temas que abrangem a Orientação Educacional. Pretende-se ainda fazer uma reflexão sobre tais temas a partir de debates, rodas de conversa e outras atividades interativas.

A Semana da Orientação Educacional é realizada por meio de palestras, rodas de conversa, debates e outras atividades interativas. 

O público alvo é composto de estudantes de todos os segmentos, professores e pais.