Karen Sandreczki, tataraneta do fundador Pastor Heinrich Sandreczki, visita o Colégio nos seus 150 anos.

Na última semana o Colégio Cônsul Carlos Renaux recebeu uma visita histórica e muito especial. Esteve conosco a Sra. Karen Sandreczki, tataraneta do Pastor Heinrich Sandreczki, fundador da nossa escola e primeiro pastor residente da comunidade luterana de Brusque.

Karen foi encontrada por meio das redes sociais e foi contactada pelo Colégio em setembro de ano passado, ocasião em que deu-se o início das comemorações dos 150 anos da escola.

Ela é natural de Kansas City, no estado do Missouri e atualmente vive na cidade Herndon no estado da Virgínia, Estados Unidos. Karen trabalha como professora de matemática na Faculdade Comunitária do Norte da Virgínia (North Virginia Community College).

Desde que o Pastor Sandreczki encerrou suas atividades na Deutsche Evanglische Schule, atual Colégio Cônsul Carlos Renaux, e deixou o Brasil em 1889, nunca até então algum membro de sua família conheceu de perto a escola por ele fundada ou a comunidade onde ele foi o primeiro pastor residente.

Karen e sua família foram surpreendidos com o convite para participar da celebração do sesquicentenário da escola fundada por seu antepassado.

A visita de Karen foi marcada por muitas emoções. Ela conheceu o Colégio, participou de várias aulas, conversou com estudantes, professores e colaboradores do Colégio. Visitou a igreja, participou de um encontro da OASE e conversou com os pastores da Paróquia Bom Pastor.

Karen falou da alegria de poder estar aqui no Brasil e conhecer melhor o bonito legado deixado por seu tataravô. Disse também estar impressionada como a comunidade cuidou da sua igreja, da fé, das crianças e da escola. Segundo ela, o Pastor Sandreczki ficaria muito orgulhoso do trabalho feito até então.

O Pastor Sandreczki foi homenageado na solenidade realizada no dia 20 abril, aniversário de 150 anos do Colégio, onde a presença da Karen engrandeceu e tornou ainda mais significativa a nossa homenagem ao fundador da nossa escola.