Ensino Fundamental I

As crianças ingressam no Ensino Fundamental - Anos Iniciais - com suas particularidades, desenvolvimento, expectativas, motivações e repertórios. Um período de desafios e conquistas!  Nessa fase, o letramento, a alfabetização, as habilidades de leitura e escrita e as produções desenvolvidas nos diferentes componentes curriculares fazem parte do cotidiano escolar. Ao longo do Ensino Fundamental, os conteúdos dos diferentes componentes curriculares são abordados em espiral, ou seja, conceitos e procedimentos essenciais são constantemente retomados, ampliados e aprofundados. A prática de atividades lúdicas favorece o desenvolvimento de habilidades e competências definidas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC.
Os estudantes são estimulados a desenvolver habilidades que possibilitem a reflexão e a busca de soluções para os desafios com que serão confrontados ao longo da vida, sejam eles acadêmicos, sociais ou emocionais.

Aula de Psicomotricidade

Material didático de Educação Tecnológica ROBO MIND

Material didático de Inglês CAMBRIDGE

Material didático Sistema ANGLO de Ensino

Projeto Semente - Educação Socioemocional

Sala de Artes

Sala de Contação de História

Sala de Teatro

Baixar

Aprendizagem progressiva

Trabalho com currículo em espiral, ou seja, os assuntos são retomados, ampliados ou aprofundados de acordo com a progressão nos anos de ensino. A integração de cada ano facilita o trabalho interdisciplinar e a formação integral dos estudantes. O currículo visa promover o acesso ao conhecimento historicamente construído e às aprendizagens essenciais ao desenvolvimento social, afetivo, motor e intelectual.
Considerar o repertório das crianças, suas experiências e vivências; possibilitar vários momentos para a expressão oral, escrita e artística; propiciar ambientes de interação com respeito e empatia, acolhimento às dúvidas e possíveis inseguranças; organizar espaços para os jogos e as brincadeiras; ler, contar e criar histórias; estimular a observação e a investigação são algumas das propostas de ensino-aprendizagem dos diferentes componentes curriculares, visando desenvolver competências e habilidades nas diferentes áreas.
Os conteúdos, objetivos/habilidades dos componentes curriculares trabalhados em cada ano de ensino estão em consonância com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Aula Dada, Aula Estudada

Tudo gira em torno das aulas. As tarefas de casa diárias organizam a rotina da criança e levam à criação do hábito de estudos, importante em qualquer fase da vida escolar. Ou seja, diariamente, as crianças estudam os conteúdos trabalhadas na escola, ao fazer suas tarefas: “Aula dada, aula estudada!”. Essa estrutura possibilita que os objetos do conhecimento e as habilidades possam ser retomados com frequência.
A organização é uma das qualidades de um bom estudante. Com a finalidade de auxiliar na organização das datas de entrega das tarefas de casa, provas, trabalhos e materiais que sejam solicitados, os Professores orientam as crianças sobre a utilização correta da Agenda escolar, fornecida no início do ano letivo. A Agenda também auxilia os pais na comunicação com a escola, no acompanhamento do Calendário escolar anual, bem como dos avisos nela afixados.

ACOMPANHAMENTO NOS ESTUDOS

Durante o ano letivo, professores, equipe pedagógica e serviço de apoio realizam o acompanhamento do desempenho escolar dos estudantes do 1º ao 5º ano. Caso a criança apresente dificuldade na fala, leitura, escrita ou de interpretação ao longo do processo de aprendizagem, a escola apresenta as observações à família e oferece a Oficina de Apoio Pedagógico. As aulas da Oficina são ministradas por uma pedagoga e acontecem, semanalmente, no contraturno escolar.  Durante as aulas, organiza-se um roteiro de estudo para cada criança e por meio de diferentes estratégias são trabalhadas as dificuldades ou defasagens por ela apresentadas.