Lançamento do livro ‘Colégio Cônsul 150 anos de história’ encerrou as comemorações do sesquicentenário da instituição

No dia 12 de dezembro, o Colégio Cônsul Carlos Renaux encerrou as comemorações do sesquicentenário, com a realização da solenidade de lançamento do livro que conta a história da instituição brusquense.

O evento de lançamento contou com a presença de autoridades, colaboradores e convidados. Além da apresentação do livro, a noite foi de homenagens para algumas pessoas que fazem parte da história do Cônsul e que auxiliaram a concretizar a ideia da obra: Dagmar Imianowski, professora mais antiga do Colégio em atividade, Erna Jönk Weingartner, representando os antigos estudante, Dagmar Fritsche, representando os ex-professores do Colégio, Zane Marcos, representando o Prefeito de Brusque, Walter Bueckman, ex-presidente da Mantenedora, Ernandes Heinig, Presidente da Paróquia Bom Pastor, Pastor Werner Brunken, Pastor Emérito e auxiliador nas pesquisas da obra e a Reitora Rosemari Glatz, presidente da Editora Unifebe.

A obra literária, rica em textos e fotografias, resgata a história da inicialmente chamada Deutsche Evangelische Schule. Fundada pelo Pastor Johann Anton Heinrich Sandreczki no ano de 1872, a escola transcorreu três séculos fazendo parte da história de Brusque e de Santa Catarina, sendo o educandário particular mais antigo do estado.

Para o escritor Celso Deucher, registrar a trajetória de 150 anos de uma instituição não foi tarefa fácil. "Houve uma grande pesquisa e escolher apenas alguns dos grandes momentos foi desafiador, mas muito enriquecedor", conta Deucher.

" Foi com alegria que recebi o convite para prefaciar o livro, que de forma precisa, extrai e retrata a essência da história nos seus momentos determinantes desde sua fundação em 1872", destaca o Diretor do Cônsul, Otto Hermann Grimm.

O livro estará disponível para retirada das famílias dos estudantes a partir desta quarta-feira e a versão digital está disponível para toda a comunidade clicando aqui.