Ensino Fundamental II

As turmas do Ensino Fundamental II utilizam a metodologia e o material do Sistema Anglo de Ensino. Presente em colégios renomados das principais cidades do Brasil, o Anglo oferece material didático forte e devidamente alinhado à Base Nacional Comum Curricular, atendendo a proposta da nossa escola, que é oferecer ensino contextualizado e de qualidade.

Os currículos são apresentados em espiral, caracterizados pelo constante retorno dos conteúdos em níveis progressivamente mais complexos. A abordagem dos temas ocorre com foco na autonomia do estudante para que ele “aprenda a aprender” e que leve essa postura em relação ao conhecimento por toda a sua vida como um empreendimento pessoal e acadêmico com vista ao protagonismo.

Com uma carga horária semanal significativa, o trabalho com a Língua Inglesa exprime as concepções contemporâneas do ensino de língua estrangeira. Os estudantes são subdivididos em dois grupos, proporcionando uma aprendizagem mais direcionada. Mundialmente reconhecida como o maior e melhor sistema de ensino da língua inglesa, a CAMBRIDGE University Press é nossa parceira no trabalho desenvolvido com as crianças.

Ao longo dos Anos Iniciais, são desenvolvidos Programas e Projetos organizados pela escola e em parceria com diferentes entidades.

Está comprovado que a organização é uma das qualidades de um bom estudante. A coordenação, orientadores e professores solicitam aos alunos que utilizem corretamente a agenda para que tarefas, trabalhos e provas não sejam esquecidos. A agenda também auxilia a família no acompanhamento do calendário escolar. O uso é diário e obrigatório.

Do 6º aos 9ºs anos, os estudantes têm semanalmente aulas de Robótica, numa parceria com a Robomind. Por meio de desafios, estas aulas colaboram para o desenvolvimento da linguagem tecnológica, estimulam a curiosidade dos estudantes, o trabalho em equipe, o planejamento e a execução de projetos.

Através das aulas práticas nos laboratórios, busca-se capacitar o estudante a construir seu próprio modelo de natureza, identificando fenômenos, elaborando hipóteses para explicá-los, planejando e executando ações para investigar, analisar e interpretar dados e propor conclusões.

Utilizamos Apostila Anglo, Apostila Semente (6ºs aos 9ºs anos) e Apostila Educação Tecnológica (6ºs aos 9ºs anos), e livro anual de inglês.

Desde os sextos anos, os estudantes são estimulados a participar destas competições com o objetivo de incentivar o estudo e identificar talentos nas diversas áreas do conhecimento. Ano a ano o grupo de interessados cresce, bem como as premiações obtidas pela escola.

Oferecemos aos nossos estudantes, aulas de Educação Socioemocional em parceria com o Programa Semente.  Trata-se de um programa de aprendizagem que auxilia os estudantes na tomada de decisões mais responsáveis e no desenvolvimento de habilidades sociais, contribuindo para que se tornem pessoas mais realizadas, profissionais mais capacitados e cidadãos mais conscientes.

O projeto Comunicação Não Violenta é desenvolvido pela Orientação Educacional e compreende autoconhecimento, consciência social e autogestão para os estudantes do Ensino Fundamental. É um método comunicativo que permite construir confiança e definir limites saudáveis para uma relação com o outro, reconhecendo as necessidades próprias e as do outro.

O projeto Estudo em Ação é desenvolvido pela Orientação Educacional e visa contribuir com o bom desempenho e aprendizado escolar do estudante. Compreende estratégias e procedimentos de como estudar, elaboração de plano de estudos individuais, orientação de rotina de estudos para estudantes e/ou pais.

O projeto Formação de Líderes é desenvolvido pela Orientação Educacional e estimula a promoção de habilidades de liderança para os estudantes eleitos representantes de turma. Busca a compreensão do estudante quanto ao seu papel como líder numa atuação de forma mais ativa, ética e relevante, tanto no ambiente escolar como na comunidade em que se está inserido.

Aplicados quatro vezes ao ano, são denominados Provas Bimestrais. Permitem que o estudante se familiarize com a metodologia específica deste tipo de avaliação, verifique a sua aprendizagem sobre os temas trabalhados em classe e, a partir dos resultados obtidos pelas turmas, professores possam intervir visando a aprendizagem mais significativa.