A Alfabetização e o Letramento no Colégio Cônsul

A Alfabetização no Colégio Cônsul se inicia na Educação Infantil, onde os estudantes são introduzidos à parte fonética. Os primeiros contatos com as letras do alfabeto, seus traçados e sons ocorrem na turma do Infantil 3, tendo sequência na turma do Infantil 4.

O material didático do Sistema Anglo de Ensino, adotado em todos os segmentos da escola, oferece atividades lúdicas e interativas que despertam o interesse e a curiosidade das crianças, com o objetivo de familiarizá-las com os símbolos, fornecendo uma base sólida para o processo de aprendizagem efetiva da leitura e da escrita, que será desenvolvido nos Anos Iniciais.

À medida que as crianças avançam para o 1º ano do Ensino Fundamental, entram em um novo estágio com suas particularidades, desenvolvimento, expectativas, motivações e repertórios. Nessa fase, o Letramento e a Alfabetização se tornam parte integrante do cotidiano da sala de aula.

A prática constante de atividades lúdicas com as crianças desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da habilidade de leitura e aquisição da escrita. Os conteúdos são abordados de forma espiralada, ou seja, conceitos e procedimentos essenciais são constantemente retomados e ampliados em níveis progressivamente mais complexos.

No planejamento do Ensino Fundamental I, são considerados e trabalhados diversos pontos importantes. Um deles é o repertório de cada criança, levando em conta suas experiências individuais e conhecimentos prévios. Também são criados momentos para a expressão oral e representações, proporcionando um ambiente propício para que as crianças se expressem e sejam ouvidas.

O uso de propostas lúdicas e brincadeiras é uma estratégia pedagógica adotada para tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e prazeroso. A leitura e a contação de histórias são exploradas, despertando o gosto pela literatura e ampliando o repertório cultural dos estudantes.

Além disso, o jogo simbólico é incentivado, utilizando brinquedos como forma de estimular a criatividade e a imaginação das crianças. A musicalização também desempenha um papel importante, por meio de cantigas, rimas e parlendas, que contribuem para o desenvolvimento da linguagem e da sensibilidade musical.

Todo esse trabalho de Alfabetização é realizado com o apoio de materiais lúdicos e interativos, em um ambiente acolhedor e estimulante. A escola conta com uma equipe de profissionais qualificados que realiza o acompanhamento pedagógico em uma proposta preventiva durante todo o processo. Além disso, oferece, no contraturno, a Oficina de Apoio Pedagógico, com aulas de reforço na leitura, escrita e interpretação.

No Colégio Cônsul, a aquisição da linguagem é um processo integral que valoriza o desenvolvimento global das crianças, promovendo o gosto pela aprendizagem e preparando-as para enfrentar os desafios futuros com confiança e autonomia.