Estudantes do Colégio Cônsul em Brusque-SC e da Wendyrayna Secondary School, na Tanzânia, promovem segundo encontro de intercâmbio virtual

Hoje, 06/05, estudantes do Colégio Cônsul e da Wendyrayna Secondary School, na Tanzânia, deram continuidade ao seu Virtual Exchange Program, com o intuito de promover a troca de experiências, o conhecimento de novas culturas e o aprimoramento da língua inglesa.

Sob a orientação da professora de língua inglesa, Andrea Antunes Gonçalves, e com o apoio do professor de ensino religioso e projetos sociais, Nathan Krieger, estudantes do Colégio Cônsul participaram ativamente do segundo encontro virtual, no qual tiveram a oportunidade de apresentar sua escola para os colegas da Wendyrayna Secondary School.

No primeiro encontro virtual, os estudantes brasileiros tiveram a chance de conhecer os colegas africanos, compartilhando informações sobre suas respectivas culturas e países, tudo isso em inglês, língua franca escolhida para viabilizar a comunicação entre as duas escolas.

Ambas as instituições, o Colégio Cônsul e a Wendyrayna Secondary School, são membros do GPENreformation, uma Rede Pedagógica Global de Escolas Protestantes. Essa afiliação possibilita a realização de parcerias e projetos colaborativos entre escolas protestantes ao redor do mundo, como é o caso do Virtual Exchange, que vem proporcionando aos estudantes envolvidos experiências únicas de aprendizado e intercâmbio cultural.

O Virtual Exchange Program não apenas amplia os horizontes culturais dos participantes, mas também promove a construção de pontes entre diferentes realidades e a valorização da diversidade. Além disso, ao ser conduzido inteiramente em inglês, contribui significativamente para o aprimoramento das habilidades linguísticas dos estudantes, preparando-os para um mundo cada vez mais globalizado e interconectado.

O engajamento e entusiasmo demonstrados pelos estudantes do Colégio Cônsul e da Wendyrayna Secondary School refletem o potencial transformador do intercâmbio virtual na educação contemporânea, mostrando que as barreiras geográficas não são obstáculos intransponíveis para o compartilhamento de conhecimento e experiências entre jovens de diferentes partes do mundo.