Estudantes do Ensino Fundamental II participarão da maior iniciativa de treinamentos no modelo das Nações Unidas em Nova Iorque

Com o sucesso do Programa ONU no Colégio Cônsul Carlos Renaux, iniciado em maio de 2021, neste ano teve início o Projeto Jovem Embaixador, destinado aos estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. O objetivo desse projeto é a preparação dos estudantes do Ensino Fundamental para o Programa ONU, que é desenvolvido no Ensino Médio. Esses alunos são preparados para criar habilidades como oratória, pesquisa, liderança e empatia cultural, para discutir assuntos relevantes com diplomatas do mundo todo.

O grupo do Projeto Jovem Embaixador já teve uma grande conquista: nove estudantes do 8º e 9º ano do Colégio Cônsul conseguiram vagas para participar da FWW, que é hoje a maior iniciativa modelo das Nações Unidas do mundo com programas de treinamento projetados para capacitar os jovens e levá-los a verdadeira Diplomacia das Nações Unidas. Graças à MUN Academy, os jovens podem aprimorar seu desenvolvimento pessoal e contribuir para criar mudanças positivas em suas comunidades.

O evento The Future We Want acontece em Nova Iorque e é a conferência mais inclusiva e diversificada do mundo, que reúne estudantes de mais de 140 países, alguns diretamente selecionados através de seus governos, com o objetivo de discutir os temas mais urgentes da ONU. O FWWMUN tornou-se o primeiro evento a envolver os jovens em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“A FWWMUN procura reunir futuras gerações de líderes de todos os continentes do globo para obter experiência em relações internacionais, produzir resoluções de alta qualidade destinadas a trazer o futuro que queremos e enviar essas resoluções às agências relevantes da ONU e à líderes mundiais para consideração”, destaca o professor de Atualidades do Colégio Cônsul, Reynaldo Coimbra, que é o mentor do Projeto.

Desde a sua primeira edição, o FWWMUN conseguiu atrair algumas das personalidades mais proeminentes no âmbito da política e diplomacia mundial. Cada comitê de trabalho foi aberto por um Expert Briefing com a participação de funcionários da ONU, diplomatas e figuras públicas do mundo acadêmico.

Os estudantes do Colégio Cônsul Ana Laura Regis Gohr, Sofia Beber, Valentine Marie Verwiebe Erzinger, Murilo Baumgartner Petermann, Helena Hort, Bernardo Lang Fuchs, Júlia do Amaral, Enrico Jahn Appel e Matheus Gomes Mortari, embarcam no dia 25 de julho para a FWWMUN e irão participar de uma série de workshops ministrados por funcionários e diplomatas da ONU sobre Envolvimento da Juventude, os ODS e Liderança.

A estudante Helena Hort relata a emoção sobre a preparação para essa viagem: “Acho uma experiência incrível que estamos vivendo, pois trará muitas oportunidades de conhecer pessoas do mundo todo, além de adquirirmos um conhecimento maior sobre assuntos tão relevantes para o mundo, isso é a realização de um sonho”.

O lançamento da iniciativa de Jovens Embaixadores é a única oportunidade oferecida aos jovens aspirantes a diplomatas para continuar a focar na implementação dos ODS em níveis locais, após a conferência. “Temos o objetivo de trazer os ODS para a comunidade. Para isso cada participante terá a responsabilidade de trazer ao menos um objetivo com todo o conhecimento que será adquirido. Nosso propósito é o mesmo do ONU: que até 2030 possamos alcançar os 17 objetivos e assim trazer melhorias para o mundo todo. Isso terá início através de nas nossas práticas e de toda a população”, explica a estudante Helena Hort, sobre a aplicação do conhecimento que irão adquirir nessa imersão na FWWMUN.

A missão do Projeto Jovem Embaixador no Colégio Cônsul é contribuir para a formação de futuros líderes e cidadãos jovens globais por meio do modelo das Nações Unidas.