Pastor Sandreczki

Vindos da Alemanha, as primeiras famílias luteranas chegaram na primeira leva de imigrantes, em 04 de agosto de 1860. Dentre as primeiras famílias, podemos citar Hoefelmann, Neuhaus, Orthmann, Walther e Richer. Mais tarde, muitas outras famílias chegaram, já em maior número, estabelecendo-se na comunidade Bateas.

Desde àquela época, os imigrantes sentiam necessidade de atendimento religioso. Foi então que em 1865 o Pastor Johann Anton Heinrich Sandreczki chegou a Brusque. Após algum tempo, o Pastor Sandreczki foi solicitado também como professor de ensino básico para os filhos dos colonos luteranos, situação a qual prontamente atendeu ao chamado, cedendo parte de sua residência como sala escolar e lá iniciou as aulas, em 20 de abril de 1872.

Em razão disso, deu-se o nome "Deutscher Evangelische Schule", ou "Escola Evangélica Alemã". Ela surgiu pela necessidade dos adolescentes serem alfabetizados ao ingressarem na catequese (Ensino Confirmatório), ministrada também pelo Pastor. A construção servia como escola de segunda a sexta e Igreja aos finais de semana.

O Pastor Sandreczki dirigiu a escola até 1879, quando assumiu a Comunidade Evangélica Luterana de Blumenau e se mudou para aquela cidade. Ele entregou a direção da escola ao Professor Franz Geithner, que permaneceu no educandário até 1886.

Retirado do Livro "Educação e Instrução em Brusque-SC, de autoria de Arno Ristow (Páginas 1 e 2)