Projeto Corações de Algodão Doce realiza palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Colégio

Professores do Colégio Cônsul e voluntários do projeto Corações de Algodão Doce reuniram turmas do Ensino Médio para uma série de palestras e orientações em, pelo menos dois momentos. As atividades tiveram como foco o Dia Internacional da Mulher, do último domingo, 8.

A primeira ocorreu na segunda-feira, 9, com palestras a violência contra a mulher. A abordagem foi feita pelo professor de Sociologia, Ronaldo Raimundi e pelos integrantes do projeto. As apresentações envolveram temas como os prejuízos da naturalização dos abusos psicológicos, a situação da mulher nos dias atuais e o empoderamento feminino.

Além das palestras, os murais do colégio também abordaram a data. Neles, mulheres com trajetórias de destaque ao longo da história tiveram trechos de suas vidas e trabalhos contatos. Pela cultura da época, muitas das invenções e descobertas feitas por elas acabavam sendo creditadas a homens.

Para o segundo dia de programação os professores Devon Tesch e Greice Mafra esclareceram dúvidas sobre a educação sexual. Os estudantes foram divididos nos grupos masculino e feminino para as atividades.


Preventivo

A coach Josiane Caetano se dedica ao acompanhamento das vítimas adultas atendidas pelo Corações de Algodão Doce. Em seus atendimentos, ela aborda temas como o empoderamento, independência financeira, retomada do mercado do trabalho e o empreendedorismo.

Para Josiane, a atuação com os jovens é importante como trabalho preventivo. “A conscientização precisa vir desde baixo. Estas pessoas que estão aqui vão construir relacionamentos e o intúito é que construam relacionamentos saudáveis”

O projeto surgiu em 2019 e a tendência, segundo Josiane, é que entidade busque viabilizar a construção de uma sede para prestar suporte às mulheres vítimas de violência física e psicológicas. De acordo com ela, as brigas domésticas são os motivos mais comuns das ocorrências atendidas.

 

Galeria