Tecnologia a serviço da Reforma Protestante, ontem e hoje

Colégio
Tecnologia a serviço da Reforma Protestante, ontem e hoje

Há 506 anos, Martim Lutero beneficiou-se de um avanço tecnológico de seu tempo para promover suas ideias, que resultaram no movimento que chamamos de Reforma Luterana. O revolucionário sistema de impressão criado pelo ferreiro alemão, Johannes Gutenberg, em 1455, tornava possível a impressão de aproximadamente 1500 páginas por dia, no tempo do reformador.

Lutero foi o que hoje chamamos de influencer. Estudiosos estimam que ele teria publicado, em média, um texto a cada duas semanas por 25 anos. Imaginem tudo o que ele faria com as tecnologias atuais e as mídias digitais. A tecnologia permitiu que Lutero expusesse suas ideias sobre as práticas da Igreja do seu tempo e também que publicasse importantes obras que deixariam um profundo impacto no mundo, na religião e na educação.

Por outro lado, as ideias e obras de Lutero, impulsionadas pela tecnologia, provocaram tensões e conflitos que foram além das redes sociais do seu tempo. A Reforma Protestante dividiu não apenas uma instituição religiosa, mas uma região inteira. Ainda pior, foi pretexto para justificar séculos de violência e guerras.  

O mundo continua repleto de heresias. A resposta, contudo, não está na violência ou no ódio. A Reforma, após alguns séculos, mostrou-nos, que o diálogo é possível. A Palavra de Deus nos desafia a sermos reformadores, ou seja, a levarmos a luz do Evangelho para tantas situações de escuridão a nossa volta. Levar o Evangelho é um ato de amor e, nesse sentido, Lutero nos deixa um conselho importante: “Pois onde a obra e o amor não irrompem, a fé não é autêntica, o Evangelho ainda não está presente e Cristo ainda não foi verdadeiramente reconhecido”.

A tecnologia está, mais do que nunca, ao nosso alcance e a nosso serviço e a serviço da Reforma hoje. Cabe a nós a utilizarmos com responsabilidade e sabedoria, para que ela possa amplificar o melhor da natureza humana.

Nathan Krieger
Professor de Ensino Religioso
Colégio Cônsul Carlos Renaux

Referências: Bíblia com reflexões de Lutero e DAVIS, Nicholas. Learning from Martin Luther About Technological Disruption. Disponível em: . Acesso em 06/10/2023.